Academia Soft Skills

As Habilidades Sócio Emocionais e de Comunicação (SOFT SKILLS) são essenciais para a QUALIDADE e SEGURANÇA no Cuidado, bem como para o exercício da CULTURA de CUIDADO CENTRADO na PESSOA em sua plenitude.

Quando os profissionais possuem, além do conhecimento técnico (foco na doença, diagnóstico, tratamento e procedimentos), uma boa comunicação, atitude de respeito, humildade, acolhimento, parceria, empatia, compaixão e humanismo (foco na pessoa e na relação), os Pacientes e seus Familiares percebem VALOR no Cuidado e a EXPERIÊNCIA é a melhor possível.
Visando contribuir com o desenvolvimento dos profissionais (assistenciais, não-assistenciais e gestores de Saúde), a ConectaExp criou a Academia de Soft Skills, com uma trilha de cursos e workshops vivenciais, utilizando metodologias ativas e conteúdo exclusivo.em cenários práticos (psicodrama), este Workshop tem por objetivo desenvolver as seguintes habilidades: Postura Profissional, Acolhimento, Alinhamento de Expectativas, Escuta Ativa, Empatia (Não Verbal, Verbal e Para Verbal), Visão Integral do paciente, Trabalho em Equipe, Ativação do Paciente e Decisão Colaborativa.

 

Conheça os cursos da ConectaExp e entenda como podemos te ajudar no desenvolvimento dessas habilidades.

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Comunicação C.E.N.T.R.A.D.A ®️ do Paciente

Workshop de Comunicação voltado ao desenvolvimento das seguintes habilidades: Postura Profissional, Acolhimento, Alinhamento de Expectativas, Escuta Ativa, Empatia (Não Verbal, Verbal e Para Verbal), Visão Integral do Paciente, Trabalho em Equipe, Ativação do Paciente, Decisão Colaborativa e Avaliação da Compreensão do Paciente.

Comunicação aplicada em situações de atendimento, exames diagnósticos, procedimentos, cirurgias e/ou cuidados ao paciente/família.

Público-alvo: Médicos, Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Fisioterapeutas, Farmacêuticos, Nutricionistas, Psicólogos, Terapeutas Ocupacionais, Fonoaudiólogos, Dentistas, Assistentes Sociais (profissionais assistenciais)

Duração: 6 horas – online – divididas em 3 encontros

Metodologia: discussão teórico-prática (metodologia ativa), modelo vivencial (Ouvir, Sentir e Agir), dinâmicas de grupo e participação em cenários práticos (utilizando técnica de psicodrama)

Módulo 01 – 23/11
• Desafios voltados à Comunicação entre os Profissionais de Saúde e os Pacientes/Familiares
• Apresentação e Discussão da Ferramenta Comunicação C.E.N.T.R.A.D.A.®️ no Paciente

Módulos 02 – 24/11 e Módulo 03 – 25/11
• Cenários Práticos, voltados aos principais desafios da Comunicação entre Profissionais de Saúde, Pacientes e Familiares. Utilizando da técnica de Psicodrama/Roleplay

 

 

 

 

 

Modelo C.O.N.E.C.T.A ®️ de Comunicação

Workshop de Comunicação voltado ao desenvolvimento das seguintes habilidades: Postura Profissional, Acolhimento, Alinhamento de Expectativas, Escuta Ativa, Empatia (Não Verbal, Verbal e Para Verbal), Atitude Colaborativa para a Identificação de Oportunidades de Melhoria e Ações Corretivas e/ou Preventivas e Repactuação de Comportamentos e Desempenho

Comunicação aplicada em:
1) Resgate de Serviço (Service Recovery) diante de Reclamações, Ouvidorias e/ou falha em atingir as expectativas
2) Disclosure (processo estruturado de Comunicação com Pacientes e Familiares diante de Eventos Adversos)
3) Gestão de Conflitos, Conversas Difíceis e Feedback para o manejo de Comportamentos Inadequados e Gestão de Desempenho

Público-alvo: Profissionais que trabalham em Instituições de Saúde, que gostariam de desenvolver e/ou aprimorar habilidades como Postura Profissional, Acolhimento, Alinhamento de Expectativas, Escuta Ativa, Empatia (Não Verbal, Verbal e Para Verbal), Atitude Colaborativa para a Identificação de Oportunidades de Melhoria e Ações Corretivas e/ou Preventivas e Repactuação de Comportamentos e Desempenho

Duração: 6 horas – online – divididas em 3 encontros

Metodologia: discussão teórico-prática (metodologia ativa), modelo vivencial (Ouvir, Sentir e Agir), dinâmicas de grupo e participação em cenários práticos (utilizando técnica de psicodrama)

Módulo 01 – 07/12
• Conceitos e Desafios voltados ao Resgate de Serviço (Service Recovery), Disclosure, Gestão de Conflitos, Feedback e Conversas Difíceis
• Apresentação e Discussão da Ferramenta Modelo C.O.N.E.C.T.A.®️ Comunicação

Módulos 02 – 08/12
• Cenários Práticos, Resgate de Serviço (Service Recovery) e Disclosure. Utilizando da técnica de Psicodrama/Roleplay

Módulos 03 – 09/12
• Cenários Práticos, Feedback e Conversas Difíceis. Utilizando da técnica de Psicodrama/Roleplay