Curso de Imersão

EXPERIÊNCIA DO PACIENTE & CUIDADO CENTRADO NA PESSOA

Curso Exclusivo da ConectaExp.

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Curso que aborda os conceitos e as práticas relacionadas à Jornada e Experiência do Paciente e Família, discute as principais estratégias e ferramentas voltadas ao

  1) Contexto Mundial em Experiência do Paciente e Cuidado Centrado na Pessoa

  2) Estratégia & Cultura Institucional

  3) Infraestrutura & Governança em Experiência do Paciente

  4) Liderança na Era da Experiência

  5) Métricas e Gestão da Experiência do Paciente

  6) Parceria & Co-Design com Pacientes, Familiares e Colaboradores em Projetos Institucionais

  7) Ativação, Engajamento & Parceria no Cuidado

  8) Habilidades Sócio Emocionais e Comunicação (Soft Skills)

Público Alvo: Liderança Executiva, Gestores, Colaboradores (Assistenciais e Não Assistenciais) e Corpo Clínico

Duração: 16 horas

Modelo online:

1) Vídeo aulas

2) Discussões teórico-práticas + interação com professores e grupo (Ao vivo)

3) Acesso exclusivo à plataforma de conteúdos

Metodologia: discussão teórico-prática (metodologia ativa), modelo vivencial (Ouvir, Sentir e Agir) e dinâmicas de grupo (team building)

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Capítulo 1.

Contexto Mundial Experiência do Paciente e Cuidado Centrado na Pessoa

  • Cuidado Centrado no Paciente, Humanização, Experiência do Paciente e Colaborador

  • Consumerismo em Saúde

  • O paradigma da Experiência

Capítulo 2.

Estratégia & Cultura Institucional

  • Diagnóstico de Maturidade Institucional    

  • Cultura Cuidado Centrado nas Pessoas

  • Estratégias de Engajamento da Liderança, Colaboradores  e Corpo Clínico

Capítulo 3.

Infraestrutura e Governança em Experiência do Paciente

  • Organograma e Governança dos Programas de Experiência do Paciente

  • Comitê Estratégico com ferramenta de Implantação, Amadurecimento e Consolidação dos Programas PX

Capítulo 4.

Liderança na Era da Experiência

  • Perfil de competências do Líder na Era da Experiência do Paciente

  • Desenvolvimento e Certificação Profissional em Experiência do Paciente

Capítulo 5.

Métricas e Gestão da Experiência do Paciente

  • Métricas e Indicadores de Experiência e Satisfação do Paciente

  • Identificação das Oportunidades de Melhoria e Priorização de Ações e Projetos

Capítulo 6.

Parceria & Co-Design com Pacientes, Familiares e Colaboradores em Projetos Institucionais

  • Metodologias de Co-Design em Instituições de Saúde

  • Como incluir Pacientes, Familiares e Colaboradores em Projetos Institucionais?

Capítulo 7.

Ativação, Engajamento & Parceria no Cuidado

  • Evidências e Benefícios da Ativação e Engajamento do Paciente/Família

  • Estratégias e Desafios da Ativação e Engajamento do Paciente/Família no próprio Cuidado

Capítulo 8.

Habilidades Sócio Emocionais e Comunicação

(Soft Skills)

  • Expectativas com os Profissionais e Serviços de Saúde

  • Percepção de Valor do Paciente/Família sobre o Cuidado

  • Estratégias de Desenvolvimento Soft Skills