Curso de Imersão
EXPERIÊNCIA DO PACIENTE & CUIDADO CENTRADO NA PESSOA
Curso Exclusivo da ConectaExp.
Curso que aborda os conceitos e as práticas relacionadas à Jornada e Experiência do Paciente e Família, discute as principais estratégias e ferramentas voltadas ao
1) Contexto Mundial em Experiência do Paciente e Cuidado Centrado na Pessoa
2) Estratégia & Cultura Institucional
3) Infraestrutura & Governança em Experiência do Paciente
4) Liderança na Era da Experiência
5) Métricas e Gestão da Experiência do Paciente
6) Parceria & Co-Design com Pacientes, Familiares e Colaboradores em Projetos Institucionais
7) Ativação, Engajamento & Parceria no Cuidado
8) Habilidades Sócio Emocionais e Comunicação (Soft Skills)
Público Alvo: Liderança Executiva, Gestores, Colaboradores (Assistenciais e Não Assistenciais) e Corpo Clínico
Duração: 16 horas
Modelo online:
1) Vídeo aulas
2) Discussões teórico-práticas + interação com professores e grupo (Ao vivo)
3) Acesso exclusivo à plataforma de conteúdos
Metodologia: discussão teórico-prática (metodologia ativa), modelo vivencial (Ouvir, Sentir e Agir) e dinâmicas de grupo (team building)
Capítulo 1.
Contexto Mundial Experiência do Paciente e Cuidado Centrado na Pessoa
-
Cuidado Centrado no Paciente, Humanização, Experiência do Paciente e Colaborador
-
Consumerismo em Saúde
-
O paradigma da Experiência
Capítulo 2.
Estratégia & Cultura Institucional
-
Diagnóstico de Maturidade Institucional
-
Cultura Cuidado Centrado nas Pessoas
-
Estratégias de Engajamento da Liderança, Colaboradores e Corpo Clínico
Capítulo 3.
Infraestrutura e Governança em Experiência do Paciente
-
Organograma e Governança dos Programas de Experiência do Paciente
-
Comitê Estratégico com ferramenta de Implantação, Amadurecimento e Consolidação dos Programas PX
Capítulo 4.
Liderança na Era da Experiência
-
Perfil de competências do Líder na Era da Experiência do Paciente
-
Desenvolvimento e Certificação Profissional em Experiência do Paciente
Capítulo 5.
Métricas e Gestão da Experiência do Paciente
-
Métricas e Indicadores de Experiência e Satisfação do Paciente
-
Identificação das Oportunidades de Melhoria e Priorização de Ações e Projetos
Capítulo 6.
Parceria & Co-Design com Pacientes, Familiares e Colaboradores em Projetos Institucionais
-
Metodologias de Co-Design em Instituições de Saúde
-
Como incluir Pacientes, Familiares e Colaboradores em Projetos Institucionais?
Capítulo 7.
Ativação, Engajamento & Parceria no Cuidado
-
Evidências e Benefícios da Ativação e Engajamento do Paciente/Família
-
Estratégias e Desafios da Ativação e Engajamento do Paciente/Família no próprio Cuidado
Capítulo 8.
Habilidades Sócio Emocionais e Comunicação
(Soft Skills)
-
Expectativas com os Profissionais e Serviços de Saúde
-
Percepção de Valor do Paciente/Família sobre o Cuidado
-
Estratégias de Desenvolvimento Soft Skills